Em primeiro lugar, para entender qual a causa de Varizes, é importante ter em mente que é uma doença. Isso mesmo, apesar de muitas pessoas associarem varizes apenas com uma questão estética, de fato é uma doença e precisa ser tratada. Nesse post você vai conhecer os principais fatores que causam Varizes.
Mas antes, se você chegou até aqui porque está apresentando sintomas de varizes, independente do estágio é de extrema importância agendar uma consulta com médico vascular para avaliação do seu caso.
Em grande parte dos casos, a causa é genética, ou seja, se algum dos seus familiares diretos possui Varizes, existe uma grande chance de você desenvolver Varizes também.
Outros fatores que contribuem para a formação de varizes são:
Obesidade: ocorre que o peso aumentado pode elevar a compressão das veias abdominais. Essa compressão aumenta a pressão das veias da perna o que por si só pode ocasionar o surgimento de varizes. Além disso, como a obesidade normalmente está associada ao sedentarismo, ocorre o enfraquecimento dos músculos da perna, e com isso a diminuição do retorno sanguíneo possibilitando o surgimento de varizes.
Uso de anticoncepcionais: devido aos seus componentes estrogênio (atua na formação de novos vasos) e progesterona (pode promover dilatação de vasos)
Traumas: toda vez que existe um trauma, pode haver lesão de veias.
Sedentarismo: devido ao enfraquecimento dos músculos da perna, como foi explicado no item "obesidade".
Trabalhar por longas horas em pé ou sentado pois isso favorece acúmulo de sangue nas pernas e aumento de pressão.
Idade: assim como percebemos queda de colágeno e sinais de idade na pele, pode haver o enfraquecimento das paredes das veias e perda de elasticidade favorecendo surgimento e/ou aumento de varizes e vasinhos.
Tabagismo, que é um dos principais vilões de todas as doenças vasculares
Existem também causas secundárias que podem gerar varizes, ou seja, por um problema em outro lugar do corpo o paciente acaba por apresentar varizes nas pernas. Causas essas são: tumores compressivos, alterações anatômicas ou até trombose.
Dr. Renato Barreto
Angiologista e Cirurgião Vascular
CRM 175339
Comments